Circuito de Aprimoramento Musical

O Circuito de Aprimoramento Musical acontece dias 24 e 25 de maio, das 8h às 17h, no Colégio Divina Providência, em ItabunaEste ano, serão oferecidos três workshops gratuitos. Os participantes receberão certificado.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NOS WORKSHOPS!
  • Técnicas para Aprimoramento do Canto Coral, com a fonoaudióloga e  cantora Acenísia Azevedo, de Salvador. 
Ementa: Produção vocal; Elementos que fazem parte da produção vocal; Processo respiratório; Tipos de respiração para a arte de cantar; Modos respiratórios para o canto de acordo com o contexto musical; Relaxamento, fonação, articulação e ressonância; A importância da conscientização sonora na voz cantada para a prática coral; conscientização sonora na voz cantada para a prática coral; Técnicas e exercícios vocais para o desenvolvimento e aprimoramento da voz cantada para a prática coral, com base na fisiologia vocal; O aprimoramento do canto coral; Aplicações de técnicas e exercícios vocais para o aprimoramento do canto coral (relaxamento, respiração, fonação, articulação e ressonância).
  • Prática de Regência, com o maestro Luiz Moreira, de Salvador; 
Ementa:  Aspectos históricos sobre a origem da regência; Lulii e a criação da batuta; Exercícios de pulsação, regência em 4/4, 3/4 e 2/4; Cânonis, ritmos e vocalizes;  Apreciação de vídeos;  Regência com utilização de ritmo eletrônico;  Regência com utilização de Play Black.
  • Teoria Musical I, com o professor e maestro Antônio Melo, de Ilhéus 
Ementa: A fim de possibilitar o esclarecimento, a compreensão e o desenvolvimento da leitura de partituras, aliados a musicalização prática, serão abordados: Origem e apresentação da linguagem musical, seus conceitos - Pauta, Claves, Notação Musical, fórmula de compassos simples, solfejos e percepção.



FIQUE LIGADO (A)! 

As inscrições serão gratuitas e acontecem a partir de 19 de abril, aqui no site.  Conheça os professores!

Acenísia de Azevedo



Vai ministrar o workshop "Técnicas para Aprimoramento do Canto Coral"

Ela é formada pela Universidade Federal da Bahia, com Especialização em Voz pela CLINVOZ/RJ. É considerada a primeira Professora de Canto formada em Fonoaudiologia na Bahia e o seu Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, também considerado pioneiro: “Técnicas Vocais para o Aprimoramento Vocal de Cantores Coralistas” foi selecionado e apresentado oralmente no 17º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1º Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia.
Elaborou um trabalho para a obtenção de Especialização em Voz na forma de artigo que também foi selecionado e apresentado oralmente no 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 2º Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, com o seguinte título: “As Contribuições das Técnicas e Exercícios Vocais para o Aprimoramento do Canto Coral”.
O trabalho de sua autoria: “A Música através do Canto Coral: A Arte de Cantar e sua Contribuição para a Educação de Jovens e Adultos”, produzido na Universidade Federal da Bahia para a obtenção do Título de Especialista em Educação de Jovens e Adultos, foi selecionado para ser apresentado oralmente na Conferência Mundial em Educação Musical da ISME ( International Society for Music Education).   
Foi Professora substituta da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia das disciplinas: Canto, Técnica Vocal, Fisiologia da Voz e Canto Coral.
É Mestranda em Educação Musical ( Mestrado Profissional em Música da UFBA)
 Atualmente exerce as funções de musicista (cantora, regente, compositora e arranjadora), fonoaudióloga, professora de canto, preparadora vocal, arte-educadora e pesquisadora na área de Música e Fonoaudiologia.  É regente, preparadora vocal, compositora e arranjadora dos seguintes corais:  Coral do Engenho e Coral dos Arautos. É também integrante do Madrigal da UFBA no cargo de Músico/Soprano desde 1998.

Luiz Moreira


Vai ministrar o workshop "Prática de Regência"

Ele é  natural de Salvador e iniciou seus estudos musicais no Curso Preparatório 
da Escola de Música e Artes Cênicas da UFBA, atual Escola de Música a UFBA, onde 
concluiu o curso superior e o curso de Especialização a nível de Pós-Graduação em 
Instrumentos de Sopro. 
Durante esse período, estudou com os professores Afrânio Lacerda, Leon Birioti, Mário 
Bond e Klaus Haeffele. Participou de vários cursos de férias em Salvador e em outras 
capitais. Durante o período de estudante, foi integrante do Madrigal da UFBA, onde 
participou de várias tournées. 
Como compositor, participou de várias apresentações de Jovens compositores da Bahia. 
Como regente, se apresentou regendo o Coral Universitário e Banda Sinfônica da UFBA, 
Coral Viva a Vida, Coral São Raimundo, Coral Nossa Senhora da Piedade, Coral Mokiti 
Okada de Salvador, Coral Messiânico da Liberdade, Coral Mokiti Okada Brasileiro e 
conjuntos vocais e instrumentais. 
Durante sua carreira profissional, lecionou as disciplinas de Instrumento e Música de 
Câmara no Instituto de Música da UCSal. 
Também foi professor do Conservatório de Música de Sergipe, onde lecionou as 
disciplinas de Instrumento e Música de Câmara. Participou também das apresentações da 
Orquestra Sinfônica de Sergipe, como solista e 1° oboísta. 
Atualmente é aposentado como professor adjunto da UFBA, 1° oboísta da Orquestra e 
Banda Sinfônica da UFBA, lecionou as disciplinas Coral Universitário, Regência 
Suplementar, Instrumento, Música de Câmara, Canto Coral, Prática de Orquestra etc., e 
também foi coordenador dos colegiados dos cursos de Canto e Licenciatura da UFBA. 

Antônio Melo



 Vai ministrar o workshop "Teoria Musical I"

Músico, inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil nº 8474 - especialidade em Regência Erudita - categoria definitiva, iniciou os estudos em Teoria Musical e Órgão Eletrônico na Musi´Art (Ilhéus) sob a orientação da professora Iracema Póvoas. Deu prosseguimento estudando Teoria Musical e Piano na Escola de Música Nylza Valença (Ilhéus).

Fez vários cursos de aperfeiçoamento em Regência Coral, História da Música, Técnica Vocal e Estruturação de Coros com o Maestro Luiz Moreira (Salvador), Maestro Eduardo Dias Carvalho (Brasília), Maestro Orlando Vieira Leite (Brasília), Profa. Wilze Carioca (Brasília), Maestro Carlos Alberto Pinto da Fonseca (Paraná), Prof. Vítor Vieira (Maranhão), Maestro Cosme Galindo (Rio de Janeiro), Maestro Gilberto Oliveira (Ceará), Suely Valente de Carvalho (Brasília).

Em 2002, foi homenageado com o "Troféu Jorge Amado de Cultura e Arte" concedido pela Fundação Cultural de Ilhéus/Prefeitura Municipal de Ilhéus.

Dirigiu o Departamento de Música da Paróquia São Jorge e Catedral Diocesana, o Coral dos Servidores da CEPLAC, o Coral Nylza Valença e o Coral Dom Eduardo. Na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC foi monitor de Teoria Musical I e oficineiro na Oficina de Canto Livre no Museu Casa de Arte Baiana. Também foi professor de musicalização do Instituto Nossa Senhora da Piedade e oficineiro de Música de Cena no Projeto FORTEATROSUL;

Atualmente, é editor da Revista Eletrônica Vejo Arte; regente do coral Mokiti Okada de Ilhéus, do Coral Unisons – SESI e do Madrigal EncantaVoz - UESC; preparador vocal do Teatro Popular de Ilhéus; professor de Música Aplicada à Dança na Escola Técnica de Dança da Tônus e preparador rítmico Cia de Dança Sôanne Marry; consultor técnico do Coral dos Servidores da Ceplac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário