O Circuito de Aprimoramento Musical acontece dias 24 e 25 de maio, das 8h às 17h, no Colégio Divina Providência, em Itabuna. Este ano, serão oferecidos três workshops gratuitos. Os participantes receberão certificado.
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NOS WORKSHOPS!
- Técnicas para Aprimoramento do Canto Coral, com a fonoaudióloga e cantora Acenísia Azevedo, de Salvador.
Ementa: Produção vocal; Elementos que fazem parte da produção vocal; Processo respiratório; Tipos
de respiração para a arte de cantar; Modos
respiratórios para o canto de acordo com o contexto musical; Relaxamento, fonação, articulação e ressonância; A
importância da conscientização sonora na voz cantada para a prática coral; conscientização
sonora na voz cantada para a prática coral; Técnicas e exercícios vocais para o desenvolvimento e aprimoramento da voz
cantada para a prática coral, com base na fisiologia vocal; O
aprimoramento do canto coral; Aplicações de técnicas e exercícios vocais para o aprimoramento do canto coral
(relaxamento, respiração, fonação, articulação e ressonância).
- Prática de Regência, com o maestro Luiz Moreira, de Salvador;
Ementa: Aspectos históricos sobre a origem da
regência; Lulii e a criação da batuta; Exercícios de pulsação, regência em
4/4, 3/4 e 2/4; Cânonis, ritmos e vocalizes; Apreciação de vídeos; Regência com utilização de ritmo
eletrônico; Regência com utilização de Play Black.
- Teoria Musical I, com o professor e maestro Antônio Melo, de Ilhéus
Ementa: A fim de possibilitar o esclarecimento, a compreensão e o desenvolvimento da leitura de partituras, aliados a musicalização prática, serão abordados: Origem
e apresentação da linguagem musical, seus conceitos - Pauta, Claves, Notação Musical, fórmula de compassos simples, solfejos e
percepção.
FIQUE LIGADO (A)!
As inscrições serão gratuitas e acontecem a partir de 19 de abril, aqui no site. Conheça os professores!
Acenísia de Azevedo
Vai ministrar o workshop "Técnicas para Aprimoramento do Canto Coral"
Ela é formada pela Universidade Federal da Bahia, com
Especialização em Voz pela CLINVOZ/RJ. É considerada a primeira Professora de
Canto formada em Fonoaudiologia na Bahia e o seu Trabalho de Conclusão de Curso
de Graduação, também considerado pioneiro: “Técnicas Vocais para o
Aprimoramento Vocal de Cantores Coralistas” foi selecionado e apresentado
oralmente no 17º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1º Congresso
Ibero-Americano de Fonoaudiologia.
Elaborou um trabalho para a obtenção de Especialização em Voz
na forma de artigo que também foi selecionado e apresentado oralmente no 21º
Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 2º Congresso Ibero-Americano de
Fonoaudiologia, com o seguinte título: “As Contribuições das Técnicas e
Exercícios Vocais para o Aprimoramento do Canto Coral”.
O trabalho de sua autoria: “A Música através do Canto Coral:
A Arte de Cantar e sua Contribuição para a Educação de Jovens e Adultos”,
produzido na Universidade Federal da Bahia para a obtenção do Título de
Especialista em Educação de Jovens e Adultos, foi selecionado para ser
apresentado oralmente na Conferência Mundial em Educação Musical da ISME (
International Society for Music Education).
Foi Professora substituta da Escola de Música da
Universidade Federal da Bahia das disciplinas: Canto, Técnica Vocal, Fisiologia
da Voz e Canto Coral.
É Mestranda em Educação Musical ( Mestrado Profissional em
Música da UFBA)
Atualmente exerce as
funções de musicista (cantora, regente, compositora e arranjadora),
fonoaudióloga, professora de canto, preparadora vocal, arte-educadora e
pesquisadora na área de Música e Fonoaudiologia. É regente, preparadora vocal, compositora e
arranjadora dos seguintes corais: Coral
do Engenho e Coral dos Arautos. É também integrante do Madrigal da UFBA no
cargo de Músico/Soprano desde 1998.
Luiz Moreira
Vai ministrar o workshop "Prática de Regência"
Ele é natural de Salvador e iniciou seus estudos musicais no Curso Preparatório
da Escola de Música e Artes Cênicas da UFBA, atual Escola de Música a UFBA, onde
concluiu o curso superior e o curso de Especialização a nível de Pós-Graduação em
Instrumentos de Sopro.
Durante esse período, estudou com os professores Afrânio Lacerda, Leon Birioti, Mário
Bond e Klaus Haeffele. Participou de vários cursos de férias em Salvador e em outras
capitais. Durante o período de estudante, foi integrante do Madrigal da UFBA, onde
participou de várias tournées.
Como compositor, participou de várias apresentações de Jovens compositores da Bahia.
Como regente, se apresentou regendo o Coral Universitário e Banda Sinfônica da UFBA,
Coral Viva a Vida, Coral São Raimundo, Coral Nossa Senhora da Piedade, Coral Mokiti
Okada de Salvador, Coral Messiânico da Liberdade, Coral Mokiti Okada Brasileiro e
conjuntos vocais e instrumentais.
Durante sua carreira profissional, lecionou as disciplinas de Instrumento e Música de
Câmara no Instituto de Música da UCSal.
Também foi professor do Conservatório de Música de Sergipe, onde lecionou as
disciplinas de Instrumento e Música de Câmara. Participou também das apresentações da
Orquestra Sinfônica de Sergipe, como solista e 1° oboísta.
Atualmente é aposentado como professor adjunto da UFBA, 1° oboísta da Orquestra e
Banda Sinfônica da UFBA, lecionou as disciplinas Coral Universitário, Regência
Suplementar, Instrumento, Música de Câmara, Canto Coral, Prática de Orquestra etc., e
também foi coordenador dos colegiados dos cursos de Canto e Licenciatura da UFBA.
Antônio Melo
Músico, inscrito na
Ordem dos Músicos do Brasil nº 8474 - especialidade em Regência Erudita -
categoria definitiva, iniciou os estudos em Teoria Musical e Órgão Eletrônico
na Musi´Art (Ilhéus) sob a orientação da professora Iracema Póvoas. Deu
prosseguimento estudando Teoria Musical e Piano na Escola de Música Nylza
Valença (Ilhéus).
Fez vários cursos de aperfeiçoamento em Regência Coral, História da
Música, Técnica Vocal e Estruturação de Coros com o Maestro Luiz Moreira
(Salvador), Maestro Eduardo Dias Carvalho (Brasília), Maestro Orlando Vieira
Leite (Brasília), Profa. Wilze Carioca (Brasília), Maestro Carlos Alberto Pinto
da Fonseca (Paraná), Prof. Vítor Vieira (Maranhão), Maestro Cosme Galindo (Rio de Janeiro), Maestro Gilberto Oliveira (Ceará), Suely Valente de
Carvalho (Brasília).
Em 2002, foi homenageado com o "Troféu
Jorge Amado de Cultura e Arte" concedido pela Fundação
Cultural de Ilhéus/Prefeitura Municipal de Ilhéus.
Dirigiu o Departamento de Música da Paróquia São Jorge e Catedral Diocesana,
o Coral dos Servidores da CEPLAC, o Coral Nylza Valença e o Coral Dom Eduardo.
Na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC foi monitor de Teoria Musical I e
oficineiro na Oficina de Canto Livre no Museu Casa de Arte Baiana. Também foi professor
de musicalização do Instituto Nossa Senhora da Piedade e oficineiro de Música
de Cena no Projeto FORTEATROSUL;
Atualmente, é editor da Revista Eletrônica Vejo Arte; regente do coral
Mokiti Okada de Ilhéus, do Coral Unisons – SESI e do Madrigal EncantaVoz -
UESC; preparador vocal do Teatro Popular de Ilhéus; professor de Música
Aplicada à Dança na Escola Técnica de Dança da Tônus e preparador rítmico Cia
de Dança Sôanne Marry; consultor técnico do Coral
dos Servidores da Ceplac.
Nenhum comentário:
Postar um comentário